Mapa do Site

Informe Telemedicina
Preencha abaixo para receber novidades:
   
TELEMEDICINA :: TELECARDIOLOGIA - COMO FUNCIONA
 
PREVCARD - DADOS LABORATORIAIS ON-LINE
VANTAGENS
INFORMAÇÕES
EQUIPAMENTOS
TELEMEDICINA - PRONTUÁRIO ON-LINE
TELECARDIOLOGIA - COMO FUNCIONA
A TELEMEDICINA DA BAHIA - HOJE - COMO FUNCIONA
TELERADIOLOGIA - TOMOGRAFIA (CT) e RM
 
 
Webmail
 
Área Restrita
 
 

Salvador, fevereiro 2013

Proposta de Serviço de Telemedicina para laudos de ECGs


Aqui encontrará algumas informações relativas ao serviço de Telemedicina - Serviço de Telecardiologia:

 

Trabalhamos com estações de Telemedicina instaladas nos hospitais indicados pelo cliente. Essas estações tem um sistema de captação de ECG via computador feito através de um programa e equipamento desenvolvido por uma empresa de Brasilia, MICROMED (www.micromed.ind.br). O nome do programa é WINCARDIO.

Além do WINCARDIO, a estação tem um computador completo com impressora e interligação com a Internet.

Quando um paciente dá entrada no hospital, com dor ou sinais de problema cardiológico, o médico solicita um ECG além de outros exames. O ECG é realizado pelo pessoal de enfermagem e, fazendo uso do software do computador, remetido vai INTERNET para o endereço da nossa Central de Telemedicina, em Salvador.

Estamos funcionando 24h por dia, sem parar. Um Cardiologista fica permanentemente de plantão para fornecer o laudo imediatamente após o recebimento do ECG.

Quando o ECG apresenta sinais definitivos ou uma suspeita importante de lesão do miocardio (IAM ou IAM em evolução ou elevação do segmento ST) o Cardiologista da Telemedicina entra em contato com o solicitante para que o médico do Hospital possa receber uma 2ª opinião referente ao paciente em estudo/tratamento e evidentemente sugerir uma conduta em função das informações recebidas, por exemplo, sugerir o uso da Tenecteplase/Metalyse (trombolítico de ação rápida, em bolus).

Em todos os casos, o laudo do ECG é enviado pela INTERNET ou fax ou telefone, caso ocorra um problema de conexão, inclusive celular do médico ou da unidade solicitante se necessário, não importando onde essa unidade se encontra.

Essa conduta se aplica principalmente aos casos mais graves tais como IAM, TV (taquicardias ventriculares), taquis supraventriculares e bloqueios de 2° grau e totais (para paciente necessitando de marcapasso artificial).

O processo completo, recebimento do ECG, analise, laudo, envio e contato leva em média de 10 a 15 minutos.

Atualmente nosso serviço atende a 60 unidades pequenas e grandes da SESAB, Secretaria Estadual de Saúde do Estado da Bahia e de clientes particulares, dos quais recebemos cerca de 8000 ECGs por mês. Além da SESAB, recebemos ECGs de mais de 150 postos de saúde de Prefeituras do interior do Estado perfazendo um total de mais de 35.000 ECGs por mês. 

Nossa estatística, baseada em mais de 2.200.000 ECGs (14 anos de implantação) mostra que, nas unidades de Salvador e suburbios, aprox. 0,8% dos ECGs recebidos são de IAM. No interior do Estado, essa percentagem passa a ser de 0,6%. Logicamente, a grande cidade representa um ponto de convergência que explica o 0,8% de IAM registrados atualmente.

 

O que é preciso para fazer funcionar o sistema?

1 - Uma estação de Telemedicina completa com computador e WINCARDIO - FICA POR CONTA DA TELEMEDICINA NA FORMA DE COMODATO. Isso inclui a manutenção do sistema Wincardio, programas e reparo ou substituição dos elementos, cabo paciente, braçadeiras e eletrodos precordiais.

2 - Uma sala, no hospital/posto de saúde, para instalar os equipamentos e a maca para realizar os ECGs. Geralmente deve ficar perto da emergência da Unidade hospitalar ou perto do ambulatório. - FICA POR CONTA DO HOSPITAL.

3 - Instalação dessa unidade com conexão na Internet. FICA POR CONTA DO PESSOAL DE INFORMÁTICA DO HOSPITAL JUNTO COM A TELEMEDICINA. No caso de utilização do sistema VIVOZAP, fica por conta da Telemedicina.

4 - Pessoal de enfermagem para realizar os ECGs. - FICA POR CONTA DO HOSPITAL.

5 - Treinamento do pessoal de enfermagem no manuseio dos equipamentos (in loco). - FICA POR CONTA DA TELEMEDICINA. (também através de visitas ou via tel / fax / Internet / Caderno informativo).

6 - Na sala onde ficam os equipamentos, deve existir uma conexão para a INTERNET, de preferência VELOX ou Banda Larga ou similar.

7 - Fica recomendado ter uma linha telefônica direta com um FAX, na sala do ECG para receber os laudos. FICA POR CONTA DO HOSPITAL.

8 - Informação REFORÇADA aos médicos das unidades sobre o serviço NOVO para que seja utilizado em benefício dos pacientes. FICA POR CONTA DE TODOS!  

9 - A Central de Telemedicina a disposição, 24 h por dia, ano todo, atendente e Cardiologista de plantão. FICA POR CONTA DA TELEMEDICINA.

10 - O material de consumo composto de folha de papel branco A4, cartucho preto para impressora, gaze, alcool, papel de limpeza, entre outros são da responsabilidade de cada unidade. - FICA POR CONTA DO HOSPITAL.

11 - Um programa na Internet criado pela Telemedicina (www.prevcard.com/sesab), prontuário ON-LINE, mostra online todos os pacientes graves. Esse site fica a disposição dos hospitais (Diretor médico, médicos) em qualquer lugar e momento, mediante login e senha outorgada pela Telemedicina. FICA POR CONTA DA TELEMEDICINA.

 

Importante: a quantidade de ECGs com laudo por mês não tem limite.É quantidade livre mensal.

 

A titulo de informação:

Temos um serviço similar em Teleradiologia fornecendo laudos de RX digitalizados.

Idem para imagens de Tomografia e Ressonância Magnética com sistema PACS.

Vejam o site  www.telemedicina.com.br

 


Atenciosamente,

Eng. Jacques Delisle    71 9957-3944

Telemedicina da Bahia    Tel e fax: 71 3503-5300

delisle@terra.com.bre SKYPE: jacques.com 

Av. Garibaldi, nº 1555 Centro Médico Garibaldi, Sala 701 CEP: 40.230-020, Salvador - Bahia
Fone/Fax: (71) 3503-5300 / 3247-9194. Email: telemedicina@uol.com.br